segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Tudo Junto e MIsturado.....será

Um dos versículos que mais me colocava pânico no começo da minha conversão era HEbreus 10:25.....Meu Deus....!!!!
Esta história de não poder deixar de congregar me explicaram com um certo pavor, terror e PÂNICO.
A idéia passada a mim no começo, um adolescente recém saido da umbanda, era ao seguinte: '' Se vc faltar em algum culto ou reunião,terá o fogo extinguido em sua vida e morrerá espiritualmente."
Eu assimilei tanto isto que até em curso de homens casados eu sendo solteiro acabei participando.
Òtimas eram as intenções porém a falta de profundidade no sentido do versículo me levava a ser assim.
Hoje percebo que este pensamento permeia na mente de muitos cristãos que frequentam assiduamente reuniões, atividades.......Não sou contra isto , muito pelo contrário, acredito que lhe seja necessário.
´Porém olhando do ponto de vista da Igreja do pirmeiro século , CONGREGAR tinha um sentido mais profundo, mais viceral e porque não menos RELIGIOSO.
Para a maioria COngregar , significa participar de um culto, cantar músicas que alegram a alma , comprimentar os presentes com a PAZ do Senhor e ir para a casa com o ego religioso preenchido e a sensação de que a parte com Deus foi feita.
Me recuso a pensar que CONGREGAR seja isto, rasgaria o livro de Atos inteiro se este fosse o único significado de COngregar.
A Bíblia diz que os primeiros cristãos viviam no partir do pão , na doutrina dos apóstolos e na comunhão.
COngregar , vai além de ritos religisos ou frequencia cúltica, COngregar é estar com o coração disposto a viver dentro de quase uma totalidade a vida de uma comunidade terapÊutica que se ajuda mutuamente com o objetivo d que pessoas sejam curadas pelo poder da PAlAvra .
COngregar é estar ligada intimamente a vida de alguém que se chama de irmão e vivendo ao lado deste independente do que se esteja passando , sendo em alguns momentos ajudado e em outros ajudando.
Congregar é procurar olhar as pessoas com uma ótica Divina procuradno reconhecer em cada um , Um Santo em potencial que como tal está tentando diariament se livrar do ''corpo desta morte'' , e saber que pode acrescentar um certo acelero a este processo.
COngregar é compartilhar as lágrimas de um pecador quando este chora e celebrar a vitória de alguém contra o pecado com a mesma intensidade.
Congregar é reunir a sua vida a vida do seu próximo , e isto independente se a vida dele é promissora ou aparentemente algo que possa se chamar de uma vida fracassada.
Congregar é poder dividir as suas necessidades e fraquezas sem o medo de repressão ou de apontar de dedos.
Congregar é se dispor de qualquer tipo de máscara que faça com que as pessoas pensem qe você é a melhor pessoa que possa "congregar''
COngregar não é condenar, COngregar é amar.....
COngregar é COmungar( termo católico que acho legal) a realidade so seu próximos
Congregar é não apenas quando ver alguem caido cuidar para n~so ficar igual, congregar é ajudar o outro a se levantar
Congregar é cumprir o que Jesus falou:'' QUe vós sejam um , como eu e o PAi somos um"
Quero todos os dias não deixar de congregar como alguns que só visam os interesses do seu ego farisáico e religioso.
Congregar é viver a intensidade do amor de Cristo visando a unidade da sua vida na vida de Cristo e consequentemente na vida do seu próximo.
Quero continuar congregando com pecadores , que como eu sabem a necessidade de viver uma vida intensa sustentada pelo amor de Jesus e pela sua GRAÇA
QUero continuar congregando com aqueles que congregam as minhas emoções comigo todos os dias.
QUero continuar congregando com o Rafa sobre teologia e sobre assuntos polêmicos e rirmos muitos de pregadores ''locões''.
Quero continuar congregando com o China sobre aventuras na época do seminário , e derramando o meu coração para ele, o contando as minhas frustrações e compartilhando sonhos que temos idÊnticos( a gente chega lá japonês)
Quero continuar congregando com o meu pr. Anderson sobre as minhas frustrações, recebendo merecidos puxões de orellhas, incentivos e a certeza que tudo isto é baseado no amor.
Quero continuar congregando com o Carioca sobre futebol e darmos muitas risadas sobre as loucuras da torcida do mengão e sobre as suas experiências pentecostais no Rio de JAneiro.
Quero continuar CONGREGANDO.......''não fazendo como alguns''...me tornando um egocÊntrico, religioso e falido no quesito AMOR AO PRÒximo.
Para os fariseus não há congregar , há tolerância religiosa.
QUERO CONTINUAR EM CRISTO JESUS: '' JUNTO E MISTURADO''


Em Cristo ( o maior congreacionalista que existe)


Lú DAmaceno

Nenhum comentário:

Postar um comentário