sábado, 4 de agosto de 2012

Um chamado para mudança


Lucas 19:1-10  “ Um chamado para mudança’’

Introdução: Vivemos uma época difícil em que o Evangelho tem sido banalizado e pregado por alguns como apenas mais uma religião ,isso faz com que não deixemos Deus ter conosco um  relacionamento mais íntimo e contínuo.
História de Zaqueu
Zaqueu vem do hebraico "Zacah" e quer dizer "puro, o que é puro" a antítese do seu comportamento até então, mas ele buscou conversão, ou seja, purificação, encontro com Jesus.
Zaqueu era um homem que vivia nessas condições, além de não desfrutar mais do convívio religioso nas sinagoas e no templo, o fato de ser judeu por nascimento o fazia sentir necessidade de um relacionamento  mais íntimo e contínuo com Deus ( verso 2).
Além de suas riquezas, Zaqueu possuía uma soberba muito grande  pelo fato de sendo judeu pertencer a uma religião, porém era desprezado e por vezes colocado de lado pelos seus próprios amigos por trabalhar para Roma.
Como todo ser humano Zaqueu em um determinado momento sentiu necessidade de ter um relacionamento mais íntimo e contínuo com Deus ,e para isso ele tomou 3 atitudes que eu quero destacar :
1º Zaqueu buscou enxergar Jesus da maneira correta(verso3)
·         EXISTEM VÁRIAS VISÕES DISTORCIDAS SOBRE JESUS
·         Um Jesus carrasco; Jesus fast food;Jesus religioso;Jesus apenas abençoador;etc..
Enxergar a Jesus da maneira correta é o único caminho para termos um relacionamento mais ítimo com Jesus
Aplicação: faça uma análise sobre sua visão em relação a Jesus, ela pode estar somente sendo guiada pela visão da religiosidade.
2º Zaqueu estava atento ao convite de Jesus para um relacionamento mais íntimo(VS.5)
·         Continuamente aplicamos a nossa atenção em situações fúteis e irrelevantes nos impedindo de termos um relacionamento mais íntimo e contínuo com Jesus
Aplicação: Devemos focalizar a nossa atenção naquilo que realmente Jesus deseja que apliquemos


3º Zaqueu tomou uma ação e mudou a sua visão e o seu relacionamento com Jesus ( VS. 6)
·         Existem ações que tem que serem tomadas por nós para que o nosso relacionamento com Jesus se torne mais íntimo e contínuo, isso depende de cada um individualmente.
Aplicação: Descer da árvore implica em descer do conforto da religião, da superficialidade do relacionamento com Deus e partir para um nível mais profundo procurando em Deus todos os dias recursos para que isso aconteça.

Conclusão:

Deus nos convida para sermos mais íntimos e termos uma vida que o agrade a cada dia mais, porém para isso necessitamos buscar enxergar Jesus de uma forma correta, estar atento as oportunidades e convites de Jesus e sairmos de qualquer tipo de visão superficial em relação a Deus.
Que Deus possa todos os dias nos trazer para mais perto Dele nos dando sensibilidade espiritual para como Zaqueu termos por Jesus a declaração: ‘’ Hoje ouve salvação nessa casa,pois que também este é filho de Abraão’’ (VS.9)




Nenhum comentário:

Postar um comentário