sexta-feira, 21 de agosto de 2009

To doido...to doido ....to doido

O EXCESSO DO ESTUDO LEVA A LOUCURA!
“Pois é Lú, vocês ficam aí estudando demais, não se esqueça que gente que estuda demais acaba ficando louco.”
Tive a oportunidade de ouvir essa bela frase de alguém semana passada. Creio que TODO teólogo ou estudioso em algúm campo já ouviu. Vamos aplicar então a lógica e ver se quem me disse isso está correto.
1) Muito estudo leva a loucura
2) O oposto da loucura é a sanidade
3) Deste modo, para se tornar são, deve-se ter total ignorância intelectual.
4) Ignorância Intelectual é o fundamento da Inépcie humana.
5) Portanto, quanto mais incapacitado intelectualmente, mais são o sujeito fica.

O interessante é que não tem se emburrecer, pois a cada dia, a cada experiência, por menos que você tente, o ser humano obtém um acrécimo ao seu conhecimento.
Todo ser humano nasce sem saber praticamente nada, e morre sabendo muito mais do que quando nasceu, é um processo longo de obter informações. Se o estudo sério levasse alguém a loucura, seria a loucura de conhecer mais profundamente a Verdade,algo que lutamos a conhecer a cada dia mais, que não tem nada a ver com a loucura como doença mental.
Se o estudo realmente é ruim e “apaga o Espírito Santo” como algúns dizem, então Deus não planejou que ninguém fosse cheio do Espírito Santo.
Quando Deus chega para Josué, no primeiro Capítulo do livro de Josué, Ele diz: Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.
Para que Josué e o povo judeu fosse bem sucedido, eles teriam que MEDITAR NA LEI DE DIA E NOITE. Ou seja, deveriam estudá-la constantemente para que não viessem a errar e cometer o abominável a Deus. Porque estaria Deus mandando seu povo ESTUDAR? Para que eles não fossem sãos? Para que eles não tivessem o Espírito Santo?
E Paulo, quem era Paulo?
Estudante aos pés de um dos maiores teólogos da região, Γαμαλιήλ, Gamaliel.
At 5:34 - Mas, levantando-se no conselho um certo fariseu, chamado Gamaliel, doutor da lei, venerado por todo o povo, mandou que por um pouco levassem para fora os apóstolos;
At 22:3- Quanto a mim, sou judeu, nascido em Tarso da Cilícia, e nesta cidade criado aos pés de Gamaliel, instruído conforme a verdade da lei de nossos pais, zelador de Deus, como todos vós hoje sois.
Não somente Paulo era um ótimo Teólogo, provavelmente ele estudava acerca de VÁRIOS OUTROS ASSUNTOS.
Como vemos em sua entrada em Atenas, Paulo confrontou os Atenienses sabendo da Mitologia Grega. Quando reparou que eles eram Politeístas, e que toda a mitologia não passava de uma tremenda bagunça, deuses que influenciavam a vida dos homens mas que também eram imorais e etc… Paulo avista o altar de um “deus desconhecido” e inicia seu sermão pregando que Deus não está mais escondido, ou desconhecido, e insere uma mensagem Monoteísta dentro daquela religião, mostrando que só existia uma fonte na qual tudo fora criado.
Mas como podemos ver, é essencial que o povo de Deus ESTUDE, ESTUDE, ESTUDE. Estude a Bíblia obviamente, mas também outros assuntos. Um ateu lê livros cristãos de cabo a rabo visando encontrar pontos no qual eles possam atacar em algúm futuro debate, mas a igreja tem um medo tremendo de ler livros de escritores não cristãos e até mesmo ler outro livro que não fale a respeito de Deus e Jesus Cristo. Por isso vemos vários que preferem ler livros de Daniel Mastral, Rebecca Brown e CIA que não passam de autores de péssimos livros de ficção. (Nem para isso eles prestam). Mas que desprezam o estudante sério, que tem o compromisso com a Verdade.
Talvez realmente sou louco, de preferir buscar a Verdade do que ficar em centenas de campanhas de oração nos montes, e vigílias das altas madrugadas, buscando “a vontade de Deus” que já está revelada nas Sagradas Escrituras. E a “presença de Deus” que hoje está com os Cristãos constantemente.

Tragam-me um Gardenal

Lú Damaceno

Um comentário:

  1. Concordo, mas sempre falei que quanto mais sabio, mais infeliz. Explico:

    Quanto mais se sabe, mais se pensa, mais se deseja sabedoria. O cara la(deu branco o nome dele...Socrates?!) ja dizia: "So sei que nada sei". E o cara viveu estudando e filosofando.

    Ainda sei que estudar vale sim a pena, mas me pergunto até que ponto. Conheço tanta gente que vive tão feliz na propria ignorancia.
    E tanta gente sábia (entenda sabedoria de estudo, de informacoes diversas) infeliz porque sabendo mais, entende mais e enxerga mais as injustiças desse mundo.

    Dae sempre vem a duvida: Ser ou nao ser (sábio)? Eis a questão.

    ResponderExcluir