quinta-feira, 6 de agosto de 2009

A falta de alternativa.........pobre João!!!

Era uma vez um jovem de aproximadamente 28 anos. Seu nome era João Curioso da Graça, casado a pouco tempo, tinha uma ótima profissão, um bom lar e, acima de tudo, tinha sido criado dentro de uma Lar Cristão desde a sua infância.
Apesar de sua igreja ser pequena ele se sentia bem confortável nela, afinal, nada do que acontecia ali lhe era estranho, o pastor pregava sobre a cruz e sobre Cristo, os louvores eram baseados em doutrinas bíblicas e todos viviam na comunhão dos santos, no compartilhar do pão e no amor ao próximo.
Porém, chegou um determinado momento que tudo aquilo lhe acabou trazendo uma grande insatisfação devido a rotina e, então, João Curioso da Graça decidiu ir procurar uma outra Congregação para se desenvolver espiritualmente.
Como ainda não sabia de endereços pediu informação para um de seus amigos da época de Seminário, Felipe Neo Heréticos Hinn, que se auto declarava detentor de algumas informações sobre o Evangelho que nenhum aluno sabia.
Então João foi encaminhado a uma grande avenida que em sua maioridade era formada de igrejas com as mais diferentes denominações. Felipe disse a ele: “Agora depende de você, escolha qual congregação nova você vai querer participar”.
E começou a peregrinação do nosso amigo João em busca de uma igreja que não conte-se aquele marasmo da sua antiga congregação.
Primeiramente ele entrou em uma igreja meio estranha, ficou meio incomodado, pois as pessoas que estavam ali dirigindo culto usavam roupas brancas dos pés a cabeça e falavam frases do tipo: “Jogue o teu dinheiro para o alto, o que Deus pegar é Dele, o que cair é da ‘casa’ Dele”
João não hesitou e perguntou se ali se tratava de algum encontro de médicos ou dentistas, mas logo foi informado que aquele grupo todo “White” nada mais era que ex mães e pais de santo que estavam “descarregando’’ ninguém se sabia ao menos o que, e por isto toda aquela vestimenta.
No mesmo instante João se lembrou de um versículo que aprendeu em sua pequena e “chata’’ igreja.
“Aquele que está em Cristo Jesus nova criatura é, as coisas velhas se passaram e eis que tudo se fez novo”
João saiu dali muito chateado e confuso, e decidiu continuar procurando a tão sonhada congregação que lhe traria a paz.
Ao lado existia uma outra igreja um pouquinho diferente da anterior, além de algumas pessoas estarem trajadas com roupas de gala em plena quarta-feira, simplesmente deram a João o maior desprezo pelo fato de este estar com um jeans surrado e camiseta básica.
Além de tudo isto , o camarada que estava pregando dizia que se alguma irmã ali se desse ao luxo de cortar o cabelo ou de passar maquiagem queimaria no “mármore” do inferno.João na hora olhou assustado para sua companheira que se encontrava com um leve batonzinho e que já tinha recebido duas profetadas em 5 minutos pela suposta “vaidade”.
João continuou procurando uma outra igreja e se deparou agora com uma diferente das outras. Ao entrar percebeu que existia um homem que sentava em uma espécie de um trono, com um anel de ouro pesadíssimo e que ostentava o título de “apóstolos’’ e dizia que se alguém contrariasse isto cairia na maldição da desobediência ao Ungido do Senhor, pelo fato de esta igreja ter o nome parecido com a sua antiga e chata congregação João decidiu ficar até o fim do culto, porém em um determinado momento o “violeiro” virou de costas para a igreja e disse ter sido tocado pela unção dos 4 seres viventes e começar a rugir como um leão.
A igreja então inflamou e todos começaram a rugir, a imitar pássaros, a rastejar no chão e começaram a dar gargalhadas como se algum tipo de Unção do Zorra Total estivesse tomado conta daquele lugar. João então por não estar dentro daquele suposto “mover” foi chamado de incrédulo e lhe disseram que maldições hereditárias o seguiam e que ele precisava renunciar os pecados do seu tatatatatatatatataravo.
João meio chocado é surpreendido com o levantar daquele “apóstolos” e o vê espirrando óleo com uma espingardinha de água e levantando os anéis que estavam em sua mão em direção aos céus como um digno Power Ranger e dizendo: “Eu sou o ungido do Senhor, aquele que não me obedecer perecerá”
João saiu dali correndo, aliás após uma sucessão de sopros do “apóstolos” todo mundo tinha caído no chão, ele já tinha tomado dois empurrões para cair também de alguns diáconos armários que estavam a porta.
Extremamente chocado João chega a outra igreja, nesta ele viu que na verdade aquilo parecia tudo menos um culto cristão, as pessoas corriam , pulavam umas em cima das outras, uma irmã saiu igual a uma locomotiva enroscou os pés no banco e caiu com as pernas para o ar e pelo fato de estar de saia acabou gerando um constrangimento em alguns.
João se assustou mais ainda quando um irmão de 1,98 de altura e uns 4 de largura, veio a ele com os olhos arregalados dizendo: “Hummmm.........eu sei viu, sei bem o que você fez”
João correu, aliás tinha Deus mostrado ao irmão o cartão C&A que ele tinha escondido da esposa para ela não comprar mais roupas?
João saiu frustrado de novo.
E de repente quando não havia mais nenhuma esperança para ele, João é surpreendido bem no fim desta rua por uma criança que portava nas mãos um Novo testamento entregue em sua escola.
Esta criança lhe perguntou o que era o tal sermão da Montanha sem nenhum tipo de constrangimento ou vergonha.
João sentou ao seu lado e simplesmente juntos com a sua família em uma esquina começaram a estudar aquelas passagens que diziam:
“Não vos preocupeis com o dia de amanhã.....”
“Bem aventurados os que choram porque serão consolados....”
“Aquele que quiser me seguir negue-se a si mesmo, tome atua cruz e me siga....”
E o nosso amigo João foi tomado subitamente por uma saudade enorme da sua simples igreja que pregava apenas a Cruz de Cristo e a salvação através do sacrifício de Jesus.
E quando menos esperava o menino que ele tinha conhecido lhe disse: “Eu li que Jesus disse que aonde dois ou três estiverem reunidos em meu Nome , ali Ele estará também”
Naquele mesmo instante João foi tomado de um paz fantástica e começou a entender que o reino de Deus primeiramente começa dentro do coração daquele que anseia por encontrá-lo.
João retornou a sua velha igreja com um coração mais grato e mais tranqüilo , lá ele entendeu que o Espírito de Deus derrama os dons espirituais até hoje sim , mais com o propósito de capacitação dos santos e edificação da igreja, que até hoje Deus levanta pessoas sobre o rebanho como líderes, porém líderes com o objetivo de servirem e não de serem servidos, que até hoje Deus se preocupa com a imagem do homem que o serve , mais isto sendo o reflexo de algo que já mudou dentro de cada individuo e acima de tudo João voltou e aprendeu que a Bíblia é inerrante, e que Deus não necessita de palpites humanos ou inferências direta naquilo que é o Reino dos Céus.
E João aprendeu que em muitas alternativas , a melhor que ele poderia ter escolhido foi em simplesmente se contentar com diariamente com a suficiência das Escrituras e da atuação do Espírito de Deus em sua vida.João hoje é um ministro do Evangelho e prega apenas aquilo que o Apóstolo Paulo falou: “Quanto a mim importa pregar a Cristo e Este crucificado

Um comentário:

  1. Parabens lu!
    Vc conseguiu expressar através desta historia algo que acontece muito em nossos dias.Pessoas que acreditam que "a grama do vizinho é sempre mais verde " ,despresam aquilo que com tanto carinho e dedicação lhe é ensinado pelo seu pastor e saem a se aventurar,pra no final perceber que tudo aquilo que estavam procurando estava bem ali,na "igrejinha" que fora inicialmente despresada.
    É por causa "dela" que ainda temos pessoas que nao se conformam com os modismos e heresias que tem sido espalhados por ai.

    Ana

    ResponderExcluir